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Como planejar sua estratégia de marketing digital

Publicado em 07/07/2016 às 10h00

Muitas empresas têm dificuldade em saber por onde começar a sua estratégia de marketing digital. E realmente não é uma tarefa simples e precisa ser bem planejada e executada para colher bons resultados. 

Se você pretende desenvolver um trabalho de marketing digital para a sua empresa, mas ainda precisa de algumas dicas para começar, a LemonLab pontuou algumas atitudes que a sua empresa deve tomar para começar o planejamento. Vamos ver:

Conheça a sua empresa - para saber onde sua empresa pretende chegar, é necessário saber onde ela está. É muito importante saber como está a situação da sua empresa. Saiba qual a posição da sua empresa perante o mercado, sua participação no setor, como seu público enxerga a marca, entre outros. Saiba como a sua empresa está para descobrir o que ela precisa.

Conheça seu público - descubra tudo sobre seu público-alvo. Quanto mais a sua empresa conhecer seus clientes, melhor será a sua comunicação, atendimento e relação. É preciso saber com quem você está falando para a comunicação surtir efeito. 

Defina Suas Metas -  após descobrir a situação da sua empresa e conhecer bem o seu público, defina suas metas. Você já descobriu o potencial da sua empresa e estudou o comportamento dos seus clientes, agora já é possível definir as metas para projetar o crescimento da sua empresa. 

Utilize as ferramentas certas - para atingir as metas estipuladas, a sua empresa precisa de ferramentas para atingir os resultados. Dentre as diversas opções, as principais é o site da sua empresa, redes sociais, blog, e-mail marketing e anúncios, como banners e links patrocinados. Através dessas ferramentas de marketing, com um bom planejamento e conteúdo você possibilita a expansão da marca na web.

Avalie os resultados -  assim como qualquer campanha de marketing, é muito importante coletar e analisar os resultados das suas ações. Faça sempre uma mensuração de resultados para saber o que está dando certo, o que precisa ser modificado, etc.

A internet traz diversas possibilidades para as empresas, com a estratégia de marketing certo a sua marca pode ter ótimos resultados.

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Tendências do Marketing Digital

Publicado em 05/07/2016 às 10h00

Com o objetivo de aprimorar o marketing digital, a Google fez uma análise de seus dados dos termos mais buscados pelos usuários. A empresa aponta tendências baseadas em tecnologias que estão se popularizando entre os usuários. 

Se a sua empresa está planejando criar um site ou desenvolver um trabalho de marketing digital para expandir sua marca na internet, estude as tendências apontadas pelo Google e planeje-se com base nelas. Vamos lá:

Internet das coisas

É uma teoria que analisa a presença constante de conectividade em objetos do cotidiano. Como Smart TV, óculos inteligente (Smart Glass), relógio inteligente (Smart Watch), eletrodomésticos, etc. E quanto mais objetos estiverem conectados à internet, maior a experiência, praticidade e entretenimento para os usuários. Veja alguns dados do Google sobre a Internet das Coisas:

  • O número de pesquisas por "Internet das Coisas" cresceu 2,5 vezes em 2014;
  • A procura por acessórios de vestimenta tecnológicos cresceu 3 vezes;
  • A procura por Smart TVs cresceu 28%;
  • 1,6 milhões de horas de vídeos foram assistidos de dispositivos móveis;
  • A procura por lâmpadas inteligentes cresceu 36%;
  • Estimativa de 4,9 bilhões de objetos conectados à internet em 2015.

Com o aumento de usuários conectados mais tempo e utilizando cada vez mais dispositivos, é possível perceber melhor o comportamento do seu público e as ações de marketing podem ser expandidas para trabalhar cada vez mais próximo de seus clientes.

Internet das pessoas

O termo é referente à presença individual dos usuários na internet. Esse estudo busca a praticidade e personalização da navegação de cada usuário. Entendendo a individualidade dos usuários é possível melhorar e aprimorar a experiencia personalizada de cada um. Vamos ver os dados:

  • 1,3 bilhões de smartphones ativos em todo o mundo;
  • Uma em cada cinco buscas do Google são relacionadas a localizações;
  • As buscas por localidades próximas cresceram cinco vezes no ano;
  • A busca pela tecnologia NFC (comunicação entre dispositivos) cresceu 1,5 vezes.

É possível perceber com esses números a necessidade das empresas se adaptarem aos dispositivos mobile para criar uma presença significativa diante de seu público.

Menos tempo de espera

As pessoas não têm mais paciência em esperar, queremos tudo na hora e da forma mais rápida possível. Graças a internet não aceitamos mais esperar por uma informação, um serviço ou qualquer outra ação. Os números mostram isso:

  • A procura por drones cresceu 2,6 vezes no último ano;
  • A busca por entregas realizadas no dia da compra dobrou em comparação a 2010;
  • O aplicativo de busca do Google é utilizado 30 vezes mais por voz do que por texto.

Os clientes não querem esperar mais, seja a entrega de um produto, a finalização de um serviço, o atendimento, enfim, todo o processo. As empresas precisam se preparar para atender seus clientes o mais rápido possível.

A partir de agora quando a sua empresa planejar ações de marketing ou até mesmo para criar um site, leve em consideração todas essas informações para melhorar a experiência com seu público.

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Como aumentar o alcance do e-mail marketing

Publicado em 30/06/2016 às 10h00

O mercado foi percebeu que os resultados de e-mail marketing não vêm da quantidade, mas sim qualidade. E mesmo existindo alguns métodos (duvidosos) de disparar milhões de e-mails marketing, o aconselhável é que a sua lista seja selecionada. É preciso desenvolver um mailing de qualidade.

Atualmente é possível encontrar listas de e-mails de clientes que as empresas trocam, mas não é o ideal para se trabalhar, já que os clientes de uma empresa nem sempre tem o perfil da sua empresa. Também não há como saber se eles realmente gostariam de receber seus e-mails marketing. O ideal é que a sua empresa faça essa coleta de e-mails e faça a lista através de algumas ações diretas com o seu público que realmente tem interesse em receber conteúdo da marca.

Por isto, a LemonLab separou algumas formas de coletar e-mails do seu público e aumentar o alcance do seu e-mail marketing. Vamos lá:

Formulário de cadastro - no seu site, dê destaque para um formulário de cadastro para que seus visitantes possa preencher para receber seus e-mails. Crie um formulário curto, apenas nome e e-mail já basta. Para tornar atrativo o cadastro para o seu público, dê algo em troca do cadastro, um desconto, por exemplo.

Conteúdo especial - também é possível gerar cadastros para a sua base de e-mails oferecendo um conteúdo especial e gratuito para quem for cadastrado. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas e acessórios, ofereça conteúdo exclusivo sobre moda, dicas, novidades, entre outros conteúdos para seu público que cadastrar o e-mail.

Promoção - crie promoções e aproveite para coletar os dados de seus clientes. Promoção atrai um público em potencial, então aproveite para incentivá-los à fazer um cadastro no seu site para receber newsletters e futuras promoções.

Utilize redes sociais - use seu perfil nas redes sociais para divulgar as novidades e colete dados dos seus seguidores para adicionar em sua lista. Os seguidores são mais propensos à aceitarem conteúdo da sua marca.

É importante que o mailing da sua empresa seja coletado de forma legitima, com um público que realmente quer receber conteúdo da sua empresa, garantindo melhores resultados.

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Bancos de imagens grátis

Publicado em 28/06/2016 às 10h00

Se você criou seu site ou está começando agora a criar um site, blog ou loja virtual, é sempre bom trabalhar com boas imagens para deixar seu site mais bonito e atrativo para seu público.

Muitas imagens utilizadas na web têm direitos autorais e não é correto utilizá-las sem pagar por isto. Mas existem alguns bancos de imagem na internet que são gratuitos e você pode utilizar as imagens de boa qualidade sem nenhum problema.

A LemonLab fez uma lista de sites de banco de imagens com direitos autorais livres, ou seja, imagens de domínio público que você pode utilizar à vontade. Vamos ver:

Pixabay

Freepik

PublicDomainPictures

RepublicDomain

Public-Domain-Photos

Image After

PD Photo

CDC

Nasa Multimedia

Pronto, agora você pode utilizar fotos de boa qualidade para o seu site com imagens de domínio público.

Gostou dessa dica? Leia mais dicas em nosso blog!

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Como Criar a Home Ideal

Publicado em 23/06/2016 às 10h00

Todo mundo conhece o ditado "A primeira impressão é a que fica", e isto é fato, principalmente quando se trata da impressão do público sobre uma empresa. Então é um ponto muito importante para as empresas trabalharem a fim de proporcionar uma impressão positiva para seu público. 

Atualmente é comum as pessoas terem o primeiro contato com uma marca através de seu site, então a atenção de uma marca com seu site deve ser redobrada. E a primeira impressão que o visitante pode ter no seu site é a home page - a página inicial

Para garantir uma boa impressão do público com seu site, existem alguns pontos a serem trabalhados. Vamos lá:

Identidade – é importante que seu site siga a identidade visual da marca. As cores, fontes, imagens e o logo da sua empresa devem ser marcantes para o visitante, mas sempre com cuidado para não exagerar nos elementos visuais. A home do seu site tem que transmitir a identidade da sua marca.

Acessibilidade – a home também tem a função de ajudar o usuário localizar-se dentro do site e encontrar a página que deseja através do menu. Então é importante que a home seja organizada e ofereça um menu com as principais páginas do seu site, deixando o site com boa acessibilidade e navegação.

Banners –seja propaganda da sua própria empresa ou anúncios de terceiros, é importante que os banners sejam limitados. Uma home com muitos banners, ou banners muitos grandes, ou pior, com banners cobrindo o conteúdo, irá espantar os visitantes do seu site. Use somente alguns espaços para banners, sem ser invasivo.

Os diversos modelos de sites da LemonLab foram desenvolvidos para oferecer a melhor experiência tanto para quem cria o site, como para os visitantes, permitindo uma conexão positiva entre o site e público .

Crie já seu site!

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Como motivar seus funcionários

Publicado em 21/06/2016 às 10h00

Atualmente todos buscam por felicidade, tanto pessoal, como profissional. Mas achar funcionários felizes em meio ao expediente de horários rígidos, metas e rotina não é fácil. Para reverter este quadro, muitas empresas começaram a investir na qualidade de trabalho e felicidade dos funcionários.

Apostar na qualidade de vida, na felicidade e realização profissional dos funcionários, gera um ótimo ambiente na sua empresa, aumento de produtividade, satisfação e até melhores resultados financeiros. 

Existem alguns pontos que a sua empresa pode trabalhar para motivar seus funcionários e atingir bons resultados. Vamos ver:

Ambiente agradável - é praticamente impossível motivar um funcionário onde o ambiente não é estimulante ou agradável. Da mesma forma que a sua empresa planeja um ambiente agradável para atender seus clientes, a empresa deve preocupar-se com todos os ambientes que os funcionários exercem suas atividades. Ambientes claros, bem decorados e limpos ajudam, mas é possível também permitir música, objetos pessoais, fotos, entre outros. 

Equipe unida - principalmente em vendas, muitas empresas erram ao estimular uma competitividade não saudável. Claro que há formas de estimular uma competição saudável, mas é sempre importante trabalhar na união da equipe. Seus funcionários precisam trabalhar juntos, um ajudando ao outro. Estimule o sentimento de que a união faz a força.

Ajude-os - pessoas não são maquinas e todas passam por problemas, seja pessoal ou profissional. Acontece, mesmo que involuntariamente, desses problemas refletirem na atividade profissional e prejudicar o rendimento do funcionário. O ideal é que a empresa perceba os problemas de seus funcionários e, sempre que possível, ajude-os. Seja com um dia de folga para resolver esse problema, troca de turno, ou se for profissional, propor um treinamento, um curso, etc. Com certeza você terá um funcionário mais dedicado, produtivo e satisfeito com a empresa.

Valorização - essa não tem segredo, o funcionário precisa sentir-se valorizado dentro da empresa para motivar-se. Desenvolva um plano de carreira e estimule seus funcionários a crescerem profissionalmente dentro da empresa, aprendendo e trabalhando. Os funcionários que não enxergam futuro em seu trabalho não têm motivação para fazer suas atividades com qualidade.

Os funcionários são uma peça-chave muito importante para sua empresa, independente do ramo de atividade. Desenvolva um trabalho de motivação e colha bons frutos.

Gostou da nossa dica? Clique e continue lendo nosso blog!

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Erros ao criar um site

Publicado em 16/06/2016 às 10h00

É normal exercer toda a criatividade para criar um site, afinal, você quer um site da sua maneira, com suas características e que transmita a sua alma, ou alma da sua empresa.

Você pode criar um site da maneira que preferir, mas existem alguns pontos que são bons evitar, pois não agradam os visitantes nem um pouco. Para ajudá-los a criar um site bonito e com qualidade, separamos algumas coisas que não são boas em seu site. Vamos lá!

Muitas fotos e cores

As ferramentas de design da LemonLab são abertas para edição, você pode personalizar seu site da maneira que preferir. Mas, cuidado, um site com muitas cores, muitas imagens aleatórias, ilustrações e efeitos visuais deixa a navegação desconfortável e espanta os visitantes.

Trabalhe a identidade visual da sua marca. A LemonLab oferece uma paleta de cores variada para seu site, mas o ideal é que você utilize até 3 cores em seu site, seguindo sua identidade visual. 

Fontes

O tamanho da fonte também tem impacto na qualidade visual do seu site, por isto, além de escolher uma boa fonte é importante atentar-se ao tamanho dela. Um tamanho inferior a 12 pontos ou superior a 14 gera desconforto para os visitantes do seu site. Na verdade, mesmo estes dois tamanhos indicados já não são o ideal para textos grandes.

Letras muito pequenas dificultam a leitura do conteúdo do site, o que resulta em seus visitantes desistirem de continuar no site. Já as letras grandes incomodam a leitura e faz parecer que seu site não tem qualidade, que gera em perda de credibilidade.

Música

Músicas de fundo não agradam a maioria dos usuários, isto acontece por diversos motivos. Normalmente as pessoas ao entrarem no seu site, podem já estar ouvindo alguma música, a música do seu site pode também não agradar os visitantes. E existem casos de acessarem seu site no trabalho, ou em um lugar público e começar uma música aleatoriamente - é constrangedor.

Flash

Há poucos anos atrás era comum encontrar diversos sites em flash e ainda existem alguns. Optar por criar um site em flash é uma péssima ideia. Por exemplo, muitos dispositvos não suportam flash, ou seja, seu site não abre em alguns tablets e smartphones. Também trata-se de um arquivo pesado, que faz seu site demorar para carregar todas informações e cansar o visitante. Existem outros problemas como custo alto e problemas de otimização, etc.
Então, ao criar seu site, evite utilizar arquivos em flash, visto que um cliente seu abra seu site através de um tablet ou smartphone, as informações não irão carregar e deixará o site pesado.

Estrutura

Ao criar um site, é importante manter uma estrutura padrão para todas as páginas do seu site. Claro que cada página há sua particularidade, mas a estrutura é importante para manter o nível organizacional do conteúdo e permitir uma navegação confortável para os usuários.

Banners de Publicidade

Muitas pessoas criam um site, blog ou loja virtual buscando rentabilidade e acabam exagerando no número de banners comerciais. Não é nenhum problema utilizar banners publicitários em seu site, mas é importante ter cuidado para que esses banners não cubram o conteúdo da página, atrapalhando os visitantes.

Claro que você pode fazer as edições que preferir no seu site e estimular sua criatividade para criar um site. Esses são apenas alguns conselhos da LemonLab para seu site.

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Os piores erros na hora de empreender

Publicado em 14/06/2016 às 10h00

Empreender é algo muito positivo, mas é necessário muito cuidado, atenção e dedicação para evitar falhas e acabar prejudicando seu negócio. 

Alguns empreendedores acabam ficando "cegos" com seus ideais e não percebem as oportunidades ao seu redor. Existem alguns pontos que se a empresa errar, tem muitas chances de não conseguir manter suas portas abertas. Para garantir que a sua empresa continue funcionando, crescendo e expandindo, a LemonLab separou algumas dicas para você. Vamos ver:

Investimento em Marketing - muitas empresas ainda não enxergam a importância do marketing para o seu negócio, infelizmente é um erro praticamente fatal para uma marca. 

Se a empresa não investe em marketing, o público não tem como conhecê-la ou até criar um relação boa com a marca. Todo o processo de marketing é para gerar visibilidade da marca, logo, conquistar clientes. Se a empresa não conquista clientes, não gera lucro e fecha.

Clientes - infelizmente a maioria das empresas não conhece o seu público. Conhecer o seu público é essencial para planejar a forma como a empresa irá se comunicar, se posicionar, fazer propaganda, etc. 

Se a empresa não conhece seu cliente, não sabe quem é seu público, como deve ser a comunicação com ele e também não sabe como persuadi-lo. Se a marca não conquista o cliente, ele não compra nem contrata seus serviços. 

Capital de giro - alguns empreendedores acabam com uma ideia valiosa por não se planejar financeiramente. Para as empresas que estão começando, é muito importante ter capital de giro para os primeiros momentos da empresa no mercado. Então, faça seu planejamento financeiro corretamente!

Funcionários - ainda acontece de alguns empreendedores investirem no produto, na empresa, em marketing, mas não investe nos funcionários. Sua equipe é uma parte muito importante do processo e é necessário preparar e motivar cada integrante para que a empresa funcione corretamente. 

Online - ainda existem muitas empresas que não enxergam as oportunidades que a internet traz para os negócios. Com o advento da internet, mais da metade da população nacional está online e participando ativamente na web, muitas empresas conseguiram expandir suas marcas aproveitando as oportunidades digitais. Crie um site para sua empresa, invista em marketing digital, utilize as redes sociais, entre outros. A presença online da sua empresa pode garantir bons resultados para seu negócio.

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Como criar seu primeiro site

Publicado em 09/06/2016 às 10h00

Se você percebeu que a sua empresa precisa de um site para aproveitar as oportunidades que a web traz para os negócios e ainda não sabe por onde começar, levantamos alguns pontos para você planejar seu projeto. 

É importante que você perceba as necessidades da sua empresa e qual a finalidade de criar um site para ela. Com um projeto bem planejado e trabalhado é possível expandir a sua marca na internet. Vamos lá:

Tipos de site

Para começar a criar o site da sua empresa é necessário perceber qual a necessidade e objetivo dele. Você pode criar um site com objetivo profissional, para apresentar a empresa para o público, sua história, produtos ou serviços, canal de atendimento, etc. Também há possibilidade de você criar uma loja virtual para vender seus produtos para o Brasil inteiro, podendo conciliar com seu comércio físico ou utilizar somente a web para vender.

Normalmente as empresas optam entre essas duas opções, às vezes até as duas. A terceira opção é um blog, que é válido utilizá-lo dentro de seu próprio site, possibilitando aumentar as visitas do site e melhorar o conteúdo.

Escolha um modelo

Também é muito importante que o seu site tenha características do seu mercado de atuação. Empresas de ramos diferentes devem ter modelos específicos de mercado, pois as atividades são diferentes, o público é diferente, as necessidades de cada empresa é diferente, entre outros.

Na LemonLab, ao criar seu site, você pode escolher um site específico para o seu segmento, com design e conteúdos preparados especialmente para o setor, basta a empresa adaptar o modelo que escolher para a sua marca. Além de facilitar a construção do seu site, garante que ele está bem segmentado.

Selecione as informações

Após decidir se irá fazer um site institucional, uma loja virtual ou os dois e escolher o modelo de site ideal para a sua marca, comece a planejar as informações e conteúdo que estarão no seu site. 

Planeje o que será publicado na página inicial, quais as páginas do seu site, quais as informações que você irá divulgar, entre outros. 

Divulgue

Agora que você já editou e publicou seu site na internet é hora de divulgá-lo para conquistar novos clientes e expandir a sua marca. Além de seus clientes e sua rede de contatos, divulgue na internet para criar e conquistar seu público. Você pode utilizar as redes sociais, SEO, e-mail marketing, entre outros.

Você não precisa mais contratar uma empresa ou um web designer para criar seu site. Com a ferramenta de criação de sites da LemonLab, você pode criar o site da sua empresa de forma fácil e intuitiva, tendo controle total sobre seu site e podendo editá-lo sempre que quiser e for necessário.

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Como influenciar seus clientes

Publicado em 07/06/2016 às 10h00

Influenciar e persuadir seus clientes é uma estratégica de marketing muito utilizada por grandes empresas. É uma estratégia que busca aperfeiçoar a comunicação e ações junto ao seu público, ou seja, desenvolver uma comunicação mais próxima com seus clientes, aumentando o engajamento. 

Para desenvolver um planejamento de marketing buscando persuadir seu público, existem alguns pontos que são essenciais para construir isto. Vamos lá:

Autoridade - a sua empresa tem que mostrar autoridade no mercado que atua. Não importa se sua empresa vende carros ou maquiagem, a comunicação da sua empresa tem que ter autoridade no assunto, ou seja, dominar totalmente o assunto sobre seus produtos como um super especialista. Quanto maior a autoridade da empresa sobre o assunto, maior a confiança dos clientes na marca.

Reciprocidade - muitas pessoas sentem-se prejudicadas ao fazer uma compra ou contratar um serviço. Isso acontece por não achar o preço justo, um mal atendimento, produto de baixa qualidade, etc. É importante que o cliente sinta ao comprar que foi uma transação justa e, tanto ele como a empresa, foram beneficiados nessa transação. Então, é importante que a empresa seja sincera com seus produtos, seus preços praticados, atendimento e, sempre que possível, ofereça um diferencial, como um brinde, por exemplo.

Escassez - as pessoas odeiam perder oportunidades. Quando um produto tem a procura maior que a demanda ou está com pouco estoque, as pessoas sentem que, caso não o adquira no momento, perderá uma oportunidade ímpar. Isto acontece porque é comum pensar "se eu não comprar agora eu vou me arrepender".

Para trabalhar a escassez em sua comunicação, pense assim: ao invés de falar "Vendo casinhas de cachorro. Aproveite!", troque por "Lindas Casinhas de Cachorros. Poucas unidades!". Mas cuidado para não divulgar inverdades, se você tem muito estoque, não divulgue que são as últimas unidades. 

Afinidade - criar afinidade com os seus clientes é muito importante. Um cliente que tem que escolher entre a marca A e marca B do mesmo produto, com a mesma qualidade, ele irá optar pela marca cuja ele tem mais afinidade e pontos em comum.

Para alcançar a afinidade com seus clientes, você deve criar um comunicação se aproxime dos gostos, valores e crenças de seus clientes.

Como testar a estratégia de marketing

Para você aplicar a comunicação da sua marca, nada melhor que no site da sua empresa e redes sociais. Pois o feedback é rápido e você consegue ir remodelando e ajustando sua comunicação conforme as necessidades.

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