A importância do “porque”

Publicado em 27/02/2016 às 10h00

Tratando-se de marketing, é comum as empresas pedirem algo ao consumidor, como "Compre", "Assine", "Cadastre-se", etc. No marketing digital é ainda mais comum, pois como a maioria das estratégias buscam interação e relacionamento com o cliente, é normal pedir um e-mail, telefone, interação nas redes sociais e muito mais.

Mas está cada vez mais difícil conseguir algo do consumidor logo de primeira, sem a empresa ser questionada, afinal, as pessoas querem saber o motivo de passar um contato para alguma marca. É por isto que a importância do "porque" irá ajudar a sua empresa.

Para elucidar melhor, vamos supor a situação de uma mãe e filha, onde a filha pede dinheiro à mãe:

  • “Mãe, me dá dinheiro?” – a abordagem curta e direta, não sendo possível perceber qual a finalidade do pedido, dificilmente será correspondida pelo mãe sem questionar.
  • “Mãe, preciso de dinheiro para o lanche na escola!” – nesta situação a filha já explica o motivo de pedir o dinheiro. Desta forma a abordagem é muito mais convincente e aceitável para a mãe, que foi abordado.

O motivo de uma pessoa ao ser abordada aceitar a segunda situação ao invés da primeira é simplesmente pelo fato de ela enxergar um motivo e finalidade do pedido, o que aumenta sua confiança ao colaborar.

O "porque" aplicado na sua empresa

Claro que a sua empresa tem uma situação totalmente diferente que o exemplo, mas a lição que fica é a importância de sempre aplicar o "porque" sempre que houver comunicação com os clientes. Por exemplo, ao solicitar um e-mail para envio da newsletterexplique porque a newsletter pode ser interessante para o cliente. Também aplique o "porque" em uma promoção, mostre ao seu público os motivos de participarem da ação.

Gostou da dica? Clique e continue lendo nosso blog!

voltar para Blog

show fwR center|left tsN fwB normalcase|left show fwB fsN normalcase|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY c05 b02ns bsd|fwR uppercase fsN c05|uppercase c10 b02ns bsd|login news fsN uppercase c05|tsN fwR uppercase fsN c05|b01 bsd c05 uppercase|content-inner||