Como criar a identidade de uma microempresa

Publicado em 18/02/2016 às 10h00

Não importa o tamanho da sua empresa, ela pode ser pequena ou micro, mas é essencial demonstrar profissionalismo e qualidade em toda a estrutura da sua empresa. 

Criar uma identidade para sua empresa deve ser prioridade desde o planejamento de negócio. Desenvolver esta etapa permite controlar a imagem da sua empresa perante o público-alvo, clientes, fornecedores, parceiros e todo público em volta a sua empresa. Não é uma tarefa simples criar uma identidade, mas deve ser desenvolvida e executada durante todos os anos de vida da marca.

Para ajudá-los a desenvolver uma identidade para sua marca, o ideal é você identificar alguns pontos da sua empresa, do mercado e do seu público. Vamos ver:

Nome da empresa - ao escolher o nome da empresa, é importante você identificar quais valores esse nome carrega, qual a história desse nome, qual a percepção do público com o nome e, o mais importante, o quanto esse nome tem ligação com o objetivo do negócio.

Atividade da empresa - identifique nos produtos ou serviços que a empresa oferecem, quais os diferenciais, as vantagens, as característica, como os funcionários vêem os produtos e como o público enxerga suas atividades.

Posicionamento no mercado - perceba como a sua empresa está posiciona no mercado em que atua. Cada setor tem características diferentes, então perceba se o seu papel é de industria, comércio direto, fornecedor, etc.

Concorrentes - é muito importante identificar todos os seus concorrentes diretos e indiretos, analisar seus pontos fracos, pontos fortes, diferenciais, participação de mercado e como o público enxergam eles.

Público-alvo - identifique quem são os seus clientes, seus possíveis clientes, quais as características em comum, quais os gostos, quais os valores do seu público-alvo. Conheça a fundo seu público-alvo.

Comunicação e Propaganda - analise a comunicação e propaganda da sua empresa. É importante a sua empresa desenvolver uma comunicação com seu público e fazer propaganda para expandir. Hoje com a internet não há mais necessidade de investir alto para aparecer na mídia, criar um site, estar nas redes sociais, etc. É essencial que a sua empresa esteja presente no cotidiano do seu público.

Após toda esta análise, você estará elucidado e capacitado para identificar o posicionamento da sua empresa e como desenvolver a identidade da sua empresa.

Leia outras dicas em nosso blog!

voltar para Blog

show fwR center|left tsN fwB normalcase|left show fwB fsN normalcase|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY c05 b02ns bsd|fwR uppercase fsN c05|uppercase c10 b02ns bsd|login news fsN uppercase c05|tsN fwR uppercase fsN c05|b01 bsd c05 uppercase|content-inner||