Como criar um mídia kit

Publicado em 02/05/2015 às 10h00

O principal motivo de as pessoas criarem um blog é torná-lo uma fonte de renda, e a melhor forma conquistar este objetivo é atraindo publicidade para seu blog. 

E publicidade online já ganhou espaço em campanhas de marketing de muitas empresas, tanto que os investimentos em marketing digital já ultrapassam a casa dos bilhões em nosso país. Mas para o seu blog ou site conseguir vender espaços para anúncios é essencial um número bom de visitas mensalmente. Tudo isso é possível produzindo bom conteúdo, oferecendo navegação de qualidade e intuitiva para os usuários e, óbvio, divulgando seu trabalho.

Somente após conquistar um público para o seu blog é que se deve elaborar o mídia kit.

O mídia kit é ótimo para blogs que buscam vender espaços publicitários além do Google AdSense, gerenciando e planejando os espaços conforme sua necessidade.

O que é mídia kit

Mídia kit é um material desenvolvido para uma mídia, como rádio, TV, revistas, portais de notícias, blogs, entre outros, contendo as informações primordiais para os anunciantes analisarem a possibilidade de anunciar nesta mídia. O objetivo é informar detalhadamente os números e características do seu blog para atrair os anunciantes.

Qual a importância do mídia kit

Com o mídia kit é possível rentabilizar seu blog ou site. O material além de apresenta a capacidade de retorno de investimento e possíveis resultados, criar um mídia kit transmite profissionalismo e qualidade, aumentando as chances de venda dos seus espaços publicitários no blog.

Como criar um mídia kit

É primordial criar um mídia kit com design atraente e de fácil interpretação. O formato de infográfico é o ideal. Normalmente esse material é produzido em programas de edição de imagem e ilustração, como Photoshop e Illustrator, mas existem ferramentas que podem ajudar quem não utiliza esses programas, como EaselVisme e Picktochart.

Indiferente do software que você utilizar, ilustre de uma forma que transmita a identidade visual do seu blog, com as cores, fontes, elementos, etc.

Vamos ver as informações que precisam estar no seu mídia kit:

Posicionamento – é essencial ter o posicionamento do seu blog, ou seja, qual o tipo de conteúdo, as características do blog, conceito, objetivos e forma de comunicação no seu material.

Público-alvo – as marcas buscam por blogs que compartilham do mesmo público-alvo que elas tentam atingir, então é necessário apresentar o público do seu blog. Informações como idade, sexo, hábitos, entre outros, sobre seus visitantes devem estar no material.

Dados reais – as empresas buscam números, dados e estatísticas para comprar o espaço em um blog. O material deve apresentar números de visitas, tempo de permanência dos usuários, visitantes únicos, regionalidade, acessos mobile, entre outros. Esses dados você consegue coletar criando uma conta gratuita no Google Analytics.

Outros meios – caso seu blog tenha divulgação em outros meios, como nas redes sociais, por exemplo, apresente no seu material junto aos dados e informações do seu perfil em cada rede social. 

Espaços e preços – essa é a parte onde você irá "fatiar" seu blog em espaços publicitários, ou seja, ilustrar o espaço com medidas (cm ou px) versus preços. O ideal é que seu blog estipule os preços por CPM (custo por mil impressões) e posicionamento, como topo do site, laterais, rodapé, etc. Os valores, tamanhos dos banners e posicionamento devem ser planejados individualmente para cada blog/site/portal conforme seus números e estatísticas.

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