Como fazer um perfil da sua empresa nas redes sociais

Publicado em 13/10/2015 às 10h00

Não importa o tamanho da empresa, todas devem estar nas redes sociais. Marcas gigantes como Coca-Cola e Red Bull geram conteúdo para as redes sociais, como também pequenas marcas podem gerar. Nas redes sociais há espaço para todas as empresas produzirem conteúdo para seu público. Então, ficar de fora das redes sociais não pode mais ser uma opção. 

Para ajudá-los a criar um perfil da sua empresa nas redes sociais, separamos alguns pontos importantes no desenvolvimento e produção de conteúdo para o seu público. Vamos lá:

Pesquisa e planejamento - é base de sucesso para qualquer projeto profissional e pessoal, e não seria diferente nas redes sociais. A primeira tarefa é pesquisar quais redes sociais são importantes para o seu negócio, visto que cada uma têm características e finalidades diferentes. Também pesquise o comportamento dos usuários de cada rede social.

Ao produzir conteúdo também é essencial pesquisar por conteúdos que estão sendo trabalhados por outras empresas. Como referência, pesquise marcas gigantes, como a Coca-Cola e Red Bull, que citei acima, por exemplo. E, claro, pesquise seus concorrentes para conhecer as estratégias, forças e fraquezas de cada um.

Fotos - atualmente é comum encontrar redes sociais voltadas para fotografia, como Instagram e Pinterest, por exemplo. Mas apesar de ser "somente fotos" ainda é possível escrever e adicionar tags para segmentar suas publicações.

Mesmo as redes sociais que não tem o foco somente em fotos é preciso atenção e zelo com as imagens de seus posts. Indiferente da rede social, sempre busque criar posts utilizando uma imagem. No Facebook, por exemplo, fotos geram muito mais engajamento que posts só com texto. No Twitter é ao contrário.

Seja Humano - a forma de se comunicar nas redes sociais é bem diferente do atendimento das empresas há anos atrás. É importante que a comunicação da sua empresa seja mais pessoal, tanto no conteúdo dos posts, como nas respostas aos seus público. Uma comunicação fria não hera engajamento, então mantenha-se próximo do seu público. Mas, claro, cuidado para não exagerar na comunicação pessoal, intimidade exagerada atrapalha também.

Promoções - nas redes sociais as empresas recebem maior feedback e engajamento de seu público. Aproveite isto para criar promoções e brincadeiras de interação com seu público e gerar uma aproximação da empresa com seus seguidores. Não precisa sortear uma Mercedes, muitas vezes só de publicar uma foto de um seguidor da sua página já é bem funcional e positivo.

Aproveite as redes sociais também para divulgar seu site ou sua loja virtual. Ao criar promoções, por exemplo, direcione seu público para uma sessão do seu site que explique toda a promoção e os clientes possam se inscrever. 

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