Como influenciar seus clientes

Publicado em 07/06/2016 às 10h00

Influenciar e persuadir seus clientes é uma estratégica de marketing muito utilizada por grandes empresas. É uma estratégia que busca aperfeiçoar a comunicação e ações junto ao seu público, ou seja, desenvolver uma comunicação mais próxima com seus clientes, aumentando o engajamento. 

Para desenvolver um planejamento de marketing buscando persuadir seu público, existem alguns pontos que são essenciais para construir isto. Vamos lá:

Autoridade - a sua empresa tem que mostrar autoridade no mercado que atua. Não importa se sua empresa vende carros ou maquiagem, a comunicação da sua empresa tem que ter autoridade no assunto, ou seja, dominar totalmente o assunto sobre seus produtos como um super especialista. Quanto maior a autoridade da empresa sobre o assunto, maior a confiança dos clientes na marca.

Reciprocidade - muitas pessoas sentem-se prejudicadas ao fazer uma compra ou contratar um serviço. Isso acontece por não achar o preço justo, um mal atendimento, produto de baixa qualidade, etc. É importante que o cliente sinta ao comprar que foi uma transação justa e, tanto ele como a empresa, foram beneficiados nessa transação. Então, é importante que a empresa seja sincera com seus produtos, seus preços praticados, atendimento e, sempre que possível, ofereça um diferencial, como um brinde, por exemplo.

Escassez - as pessoas odeiam perder oportunidades. Quando um produto tem a procura maior que a demanda ou está com pouco estoque, as pessoas sentem que, caso não o adquira no momento, perderá uma oportunidade ímpar. Isto acontece porque é comum pensar "se eu não comprar agora eu vou me arrepender".

Para trabalhar a escassez em sua comunicação, pense assim: ao invés de falar "Vendo casinhas de cachorro. Aproveite!", troque por "Lindas Casinhas de Cachorros. Poucas unidades!". Mas cuidado para não divulgar inverdades, se você tem muito estoque, não divulgue que são as últimas unidades. 

Afinidade - criar afinidade com os seus clientes é muito importante. Um cliente que tem que escolher entre a marca A e marca B do mesmo produto, com a mesma qualidade, ele irá optar pela marca cuja ele tem mais afinidade e pontos em comum.

Para alcançar a afinidade com seus clientes, você deve criar um comunicação se aproxime dos gostos, valores e crenças de seus clientes.

Como testar a estratégia de marketing

Para você aplicar a comunicação da sua marca, nada melhor que no site da sua empresa e redes sociais. Pois o feedback é rápido e você consegue ir remodelando e ajustando sua comunicação conforme as necessidades.

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