Compartilhamento nas redes sociais

Publicado em 16/05/2015 às 10h00

O famoso jornal New York Times patrocinou um estudo sobre o compartilhamento nas redes sociais. O intuito é descobrir quais os motivos que levam os usuários compartilharem conteúdo com sua rede de contatos. 

Pesquisadores entrevistaram 2.500 usuários das cidades de Nova Iorque, Chicago e São Francisco. Apesar de ser distante do Brasil, podemos considerar a pesquisa, pois os internautas, neste intuito, têm características em comum mundialmente, salvo algumas exceções regionais.

É importante ressaltar que as pessoas sempre compartilharam informações e emoções, mas com as redes sociais ficou mais fácil apurar o motivo e entendê-lo, para ajudar as empresas que trabalham com marketing nas redes sociais. Vamos aos resultados da pesquisa:

Gerenciamento de informação:

  • 85% dos usuários dizem que ler comentários e opiniões de outros usuários ajudam a compreender uma informação;
  • 73% afirma que processam a informação de forma mais profunda e crítica após compartilhá-las.

Informações e humor pensando no próximo:

  • 94% dos entrevistados afirmam que se preocupam com como seus contatos receberão o conteúdo compartilhado;
  • 49% consideram que compartilham informações sobre produtos para ajudar outros usuários na hora de realizar compras.

Questão de personalidade:

  • 68% dos internautas compartilham para que outros possam saber quem são e o que pensam;
  • 69% se sentem mais envolvidos com o mundo quando compartilham informações;
  • 84% acreditam que o compartilhamento ajuda a dar suporte às causas nas quais acreditam.

Pelo bem dos relacionamentos:

  • 78% fazem compartilhamentos para se comunicar com pessoas com quem não manteriam contato normalmente.
  • 73% dizem que compartilhar ajuda a conhecer pessoas com interesses em comum.

Se você está planejando elaborar uma estratégia de marketing digital para sua empresa e pretende utilizar as redes sociais, é muito interessante utilizar essas informações para criar conteúdo no seu perfil. 

Também aproveite as redes sociais para divulgar a sua marca, seus produtos ou serviços, posts do seu blog e leve seus seguidores ao seu site para criar uma comunicação mais efetiva. 

Se a sua empresa ainda não tem um site: Clique para criar um site!

voltar para Blog

show fwR center|left tsN fwB normalcase|left show fwB fsN normalcase|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY c05 b02ns bsd|fwR uppercase fsN c05|uppercase c10 b02ns bsd|login news fsN uppercase c05|tsN fwR uppercase fsN c05|b01 bsd c05 uppercase|content-inner||