Design e usabilidade na web

Publicado em 20/11/2014 às 10h00

O design significa muito mais que beleza, tem significados atrás de suas cores, formas e é necessário um estudo para trabalhar essa parte. O design alcança também a usabilidade de objetos físicos e de projetos digitais. Por exemplo, garrafas e latas de refrigerantes são modeladas para ser fácil de segurar com as mãos, pensando na usabilidade de seu público.

Usabilidade na Web

No ambiente digital o cuidado com a usabilidade deve ser maior, pensando no sucesso do projeto. A navegação do usuário deve ser o objetivo de todo website, ao criar um site a empresa tem que identificar as possíveis dificuldades de quem navegar e resolvê-las, visto que quando buscamos a satisfação e facilidade de quem navega no site transformamos isso em conversão de resultados, cadastros para um portal, venda para uma loja virtual ou acordos comerciais.

O período de tempo que navegam em seu site ajuda em um feedback, por exemplo, vamos supor que você possui uma loja virtual e recebeu 3 visitas:

Número 1 - Entrou no site e converteu o tempo que passou navegando em uma compra ou cadastro para receber ofertas. - Tivemos um bom resultado e a probabilidade do site ser objetivo, ter uma navegação confortável e atender o planejado é alta.

Número 2 - Ficou pouco tempo em seu site, passou por algumas páginas, mas não converteu em nada. - Provavelmente a navegação está desestimulando os usuários, contendo falhas operacionais ou dificultando o usuário achar certo produto.

Número 3 - Ficou muito tempo em seu site, mas não converteu em venda ou cadastro para receber ofertas. - Existem outros fatores que façam o usuário ter esse comportamento. Mas na questão da usabilidade podemos melhorar isso planejando melhor o caminho do usuário para achar o produto que deseja e facilitar na hora de fechar a compra. Já que o problema pode ser que o usuário passou muito tempo para achar o que queria e talvez acabou não achando, também pode ter desistido por problemas técnicos no site ou dificuldade para fechar a compra.

Cada pessoa de seu público tem uma forma de agir e existem outros fatores que podem influenciar na taxa de conversão de resultados do website. Mas com um relatório de Analytics  com uma análise bem interpretada pode identificar os prós e contras na usabilidade de seu site.

Crie já seu site!

Aproveite as oportunidades que o ambiente digital pode trazer. Com um trabalho planejado e de qualidade é possível expandir sua marca na internet. 

Crie agora seu site profissional na LemonLab!

voltar para Blog

show fwR center|left tsN fwB normalcase|left show fwB fsN normalcase|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY c05 b02ns bsd|fwR uppercase fsN c05|uppercase c10 b02ns bsd|login news fsN uppercase c05|tsN fwR uppercase fsN c05|b01 bsd c05 uppercase|content-inner||