Mais conteúdo e menos propaganda

Publicado em 29/08/2015 às 10h00

publicidade está mudando, isto porque os costumes das pessoas também mudam constantemente e, óbvio, a propaganda sempre seguirá as tendências para seduzir o público-alvo.

Mas com a popularização da internet, as pessoas estão aceitando cada vez menos à assistir, ler, ou ouvir entretenimento sendo obrigadas à consumir comerciais juntos. A internet gerou um ambiente com a dinâmica completamente diferente da TV, do rádio, revistas e jornais, possibilitando que os usuários consumam conteúdo com menos, ou até nenhum interrompimento de propaganda, a web investe na experiência do internauta.

Marketing de conteúdo

Como dito anteriormente, a web transformou os costumes das pessoas, e também o público deixou mais exigente quanto à propaganda, que por si só, ainda funciona, mas está perdendo seu espaço para o marketing de conteúdo, que é muito mais eficaz e garante melhores resultados.

Marketing de conteúdo é uma estratégia para divulgação da marca, ou produto, através da produção de conteúdo da marca para seu público. A marca produz conteúdo, seja em vídeo, texto, entre outros, que seja interessante, relevante e que entretenha seu público.

Mas como a empresa consegue impactar seu público com conteúdo? Vamos lá:

Analise o seu público – com a web ficou muito mais fácil identificar as características de cada público. Ao identificar qual o perfil dos seus clientes em potencial, trabalhe conteúdo que seja de interesse dele. Por exemplo, se o seu público está engajado com sustentabilidade, desenvolva material promovendo a participação da sua empresa com o meio ambiente e reciclagem.

Tenha a permissão - como já percebemos, não adianta forçar as pessoas consumirem sua propaganda, é essencial fazê-los sentir interesse pelo seu conteúdo. A sua marca pode produzir conteúdo para o blog do site, para as redes socias, e-mail marketing, etc. O público que quiser consumir seu material, dará a a permissão, seja curtindo a fanpage, assinando newsletter, aceitando receber e-mail marketing e acessando seu blog.

Call to Action – são funções que incentivam o cliente a tomar uma ação. Aproveite a oportunidade de ter impactado seu público com conteúdo e o incentive a tomar uma decisão. No Facebook, por exemplo, quando uma pessoa visualiza o post de uma empresa e gosta, existe as opções de curtir, compartilhar, comentar e curtir a página.

Acompanhe os resultados – utilize ferramentas que permitam mensurar os resultados do conteúdo produzido. Para o blog do seu site, é possível acompanhar quais as postagens que estão com mais visualização, ou com menos, indicando qual o tipo de tema que é melhor para abordar. No e-mail marketing também é possível mensurar analisando o número de visitas, cadastros, ou compras que o mailing de clientes fizeram clicando nos links que o e-mail marketing forneceu.

Nas redes sociais também é possível mensurar, o próprio Facebook disponibiliza um painel com algumas informações da sua fanpage, como público e curtidas, por exemplo.

No fim, a propaganda continuará existindo em todos os meios, mas oferecendo cada vez mais conteúdo relevante para o público.

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