Mitos do Marketing

Publicado em 30/05/2015 às 10h00

Existem ainda diversos mitos sobre marketing, e isto acaba prejudicando a visão de muitas empresas perante ao mercado e seus clientes. Para desmistificar alguns mitos que correm no mundo dos negócios, a Google utilizou seu banco de dados para analisar o funcionamento do Marketing Empresarial, o B2B, de ambos os lados. Vamos ver:

Jovens não participam das decisões empresariais - jovens da faixa etária chamada de millennial, nos Estados Unidos, são responsáveis pela maior parte das pesquisas relacionadas aos negócios. Os millenials são jovens que nasceram a partir de 1980 e são considerados internautas nativos. O grupo representa 46% da pesquisa, quase o dobro da representatividade da próxima faixa etária (35 - 44 anos) que é responsável por 22% das pesquisas.

O marketing deve ser direcionado aos executivos - como os grandes membros de uma corporação são responsáveis pelas decisões financeiras, acredita-se como correto o direcionamento das campanhas de marketing B2B para eles. Apesar de 64% das decisões de compra na empresa partirem da presidência ou diretoria, a influência de outros funcionários na decisão são muito significativas por serem os usuários que operarão as máquinas, sistemas, etc.

A estratégia deve ser focada nas buscas pela marca - o público do seu produto começa com pesquisas genéricas. Em 71% dos casos, o responsável pela busca usará um termo genérico antes de buscar por marcas. Segundo a Google, os usuários realizam 12 buscas antes de tomar uma decisão.

Empresas não usam internet móvel - a pesquisa aponta que 42% dos compradores de empresas utilizam smartphones ou tablets em alguma etapa da busca. De 2012 para 2014 o número de pesquisas empresariais via mobile subiu 91%. A principal utilidade dos celulares é a comparação de preços e 22% das compras empresariais são através de dispositivos móveis.

Vídeos só servem para ganhar notoriedade - 70% dos compradores utilizam vídeos durante o processo de pesquisa e compra. 895 mil horas de vídeos produzidos por empresas foram assistidos no YouTube em 2014. Quase 50% dos compradores assistem pelo menos meia hora de vídeo de uma só vez, enquanto 20% veem até mais de uma hora.

É perceptível que os comportamentos empresariais estão mudando conforme as novas tecnologias e a internet. As tomadas de decisões estão mudando de mãos e também passam por um processo diferente, graças à internet. É necessário que as empresas enxerguem a nova realidade e adaptem seus negócios para expandir conforme o mercado.

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