Por que utilizar o Google Analytics?

Publicado em 22/08/2015 às 10h00

Criar um site para a sua empresa e não avaliá-lo periodicamente é um erro, pois você precisa saber o que está gerando resultado para sua empresa e o que precisa ser melhorado no site.

Analisar e gerar relatórios do seu site e do comportamento de seus visitantes ajudará a perceber o que gera resultados positivos e negativos. Por exemplo, vamos supor que você tenha um salão de beleza e criou seu site. Analisando seu site, você percebeu que a maior parte do fluxo de usuários visitam a página de serviços "Serviços de Manicure" e a com menor acesso é a página de "Maquiagem". Ao perceber isto, é possível agir para potencializar seu serviço que tem mais procura e também fazer uma ação especial para impulsionar o serviço menos procurado. 

Vamos entender melhor o que é possível coletar de informações no Google Analytics com algumas de suas ferramentas. Vejamos:

Origens do Tráfego - é importante saber quantas pessoas estão visitando seu site e como elas chegaram ao seu endereço na web. As principais categorias de origem de tráfego são:

  • Direto: visitantes que digitaram o endereço do seu site na barra de endereços do navegador.
  • Referência: visitantes que acessaram seu site através de um link em outro site ou através das redes sociais.
  • Motores de Busca: visitantes que acessaram seu site após uma pesquisa nos sites de buscas, como Google e Bing, e obtiveram seu site como resultado. É possível analisar quais os resultados de busca orgânica ou paga.

Analisando esses resultados será possível perceber qual o canal que gera mais visitas ao seu site e trabalhar melhor sobre ele, gerando cada vez mais visitas.

Comportamento - como já havia dito anteriormente, perceber quais as páginas que possuem mais ou menos acesso dos visitantes é importante para sua empresa agir, seja para dar maior destaque à uma página com bastante acesso, como também tentar recuperar, ou excluir, uma página que não gera bons resultados.

Engajamento - engajamento no site está diretamente ligado ao tempo de permanência de cada visitante no site. Não adianta seu site receber 10.000 visitas por mês, se 9.995 saírem do seu site em até 5 segundos. É importante analisar o engajamento dos visitantes no seu site para perceber o tempo de permanência, e caso estejam curtos, pense em desenvolver algo que "prenda" os visitantes na sua página.

Geográfico - também é muito importante saber de que região estão vindo as suas visitas. Por exemplo, caso você tenha uma loja virtual que distribui para o Brasil inteiro, mas percebeu que a maior parte de seus visitantes vêm da região Sudeste, na cidade de São Paulo. Agora você pode potencializar as suas vendas para essa região, sabendo que a maior parte do seu público vem desta cidade, pode oferecer descontos e promoções especiais.

O Google Analytics pode trazer diversos outros dados importantes para você analisar seu site ou até adaptar a ferramenta para analisar ações de marketing que estejam ligadas à sua página.

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