Trabalhe o branding da sua marca

Publicado em 31/03/2016 às 10h00

Branding é uma atividade de marketing, onde a empresa cria e desenvolve uma comunicação unificada de toda a sua marca, onde cada elemento represente a empresa como um todo. Não é uma tarefa simples construir o branding de uma empresa, mas é possível e muito compensativo. 

Empresas como Coca-Cola e Nike trabalham tão bem seu branding que você consegue imaginar o logo só de ler o nome. Existem diversas marcas que trabalham bem o branding fora destes exemplos, e você também pode desenvolver esse trabalho para a sua empresa.

Para ajudá-lo a nortear essa tarefa, pontuamos algumas ações que devem ser tomadas pela empresa. Vamos ver:

Identidade

Para iniciar o branding, é essencial definir a identidade da marca. Qual o objetivo da empresa, visão, missão e valores. O que a sua marca representa para o mercado, para seu público, o que ela oferece, como o público-alvo a enxerga, como a marca se posiciona, quais as características, os diferenciais, os pontos fracos, pontos fortes, entre outros.

Precisa saber o por quê está de suas atividades, aonde pretende chegar, qual é a relação com o público e tudo que envolva a identidade da marca.

Comunicação da Marca

Após conhecer sua empresa e seu público, crie uma comunicação com a identidade da sua marca. A comunicação com os clientes, com parceiros, fornecedores, anúncios, site, redes sociais, entre outros. Defina o estilo de comunicação da sua empresa.

O McDonald's, por exemplo, tem uma identidade jovem, que fala com um público jovem, e sua comunicação é totalmente desenvolvida nessa linha.

Identidade Visual

A identidade visual é muito importante no branding de uma empresa. Um dos principais motivos de sucesso de branding é o trabalho bem desenvolvido de uma identidade visual.

Faça um manual de identidade visual para a sua empresa e a utilize em toda a comunicação da marca, desde o envelope de carta, ao site, redes sociais, anúncios e até a decoração da empresa. O Itaú, por exemplo, trabalha muito bem a sua identidade visual em sua comunicação, repare nos comerciais que o ambiente sempre contém as cores laranja e azul. É fácil de reconhecer um comercial da marca antes mesmo de a citarem o nome ou apresentarem o logo.

Presença Online

Nenhuma empresa pode ignorar a expansão da internet. É essencial ter presença na web e interagir com seu público. Nem as marcas gigantes, como as citadas acimas, subestimam a capacidade do mundo virtual. Empresas de todos os portes exploram a web e muitas empresas pequenas ganharam espaço e notoriedade somente por causa desse trabalho.

Ao desenvolver o branding da sua empresa, planeje sua comunicação online e mobile, desde o site da sua empresa, canal de comunicação, anúncios online, redes sociais, etc.

Na LemonLab você já pode começar criando o site da sua empresa - clique e construa seu site!

voltar para Blog

show fwR center|left tsN fwB normalcase|left show fwB fsN normalcase|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY c05 b02ns bsd|fwR uppercase fsN c05|uppercase c10 b02ns bsd|login news fsN uppercase c05|tsN fwR uppercase fsN c05|b01 bsd c05 uppercase|content-inner||